Catedral de Botucatu

Conheça o Centro Infantil Chitaitai de Dombe

Escrito em 12/11/2019
Pastoral da Comunicação Catedral

No mês de Outubro nossa Catedral vivenciou 15 dias de comunhão missionária com a missão de Dombe/Moçambique, onde o Pe. Emerson e os jovens, Carol e Fábio tiveram a oportunidade de conhecer várias realidades sustentadas pela Fazenda da Esperança através dos voluntários que doaram suas vidas para ajudar o irmão. Dentre as realidades conhecidas, no primeiro dia de Missão, conheceram a creche “Chitaitai” e tiveram uma calorosa recepção pelas crianças.

O Centro Infantil Chitaitai é uma escola comunitária que oferece educação em tempo integral para as crianças de até 06 anos de Dombe. Lá as crianças recebem aulas de professores locais, que na verdade, são professores pelo fato de terem terminado a escola completa; recebem alimentação, e ainda possuem um intervalo de tempo para descansarem. Na Chitaitai tanto as crianças, quanto os professores, são instruídos pela pedagoga Ir. Daniele que também está voluntariamente na Missão.

“Chegamos na Missão de Dombe no dia 08 (terça-feira) à noite. Na quarta, logo após o café da manhã, os responsáveis gerais da fazenda (Ildo e Iraci) quiseram nos levar para conhecer o Centro Infantil Chitaitai como nossa primeira atividade. Quando chegamos lá tivemos uma grande surpresa: as crianças estavam todas juntas nos esperando, e quando nos viram, começaram a cantar com tanta força e alegria em uma sintonia tão perfeita, que foi impossível não se emocionar. Naquele momento eu percebi o quanto o amor humano é capaz de transbordar o amor de Deus”. (Fábio)

Graças à ajuda oferecida à Missão de Dombe, a Fazenda também possui um micro-ônibus que todos os dias busca as crianças em dois pontos de Dombe (no assentamento mais próximo e no cruzamento) e as leva para a creche Chitatai. No final do dia as leva de volta para esses mesmos pontos.

O amor e carinho pela Chitaitai foi tão grande e envolvente que voltamos para a creche em vários momentos, inclusive para irmos, com os voluntários da Fazenda, buscar as crianças com o micro-ônibus.

A experiência de ir buscar as crianças pela primeira vez foi a mais impressionante, conta a jovem Carol. “O ônibus estava quieto e vazio, e quando estávamos chegando, ao longe já se via as crianças correndo para o ponto esperar o ônibus parar para entrarem. Ver a alegria e organização das crianças ao esperar o ônibus da escola, me fez refletir muito. Mas o mais surpreendente é que quando todas as crianças terminavam de entrar e a porta do ônibus se fechava, imediatamente todas elas começavam a cantar com a mesma força e sintonia na qual fomos recebidos. Isso aconteceu em todas as vezes que fomos juntos com o ônibus.”

Conversando com os responsáveis, ficamos sabendo que a capacidade de atendimento do Centro Infantil Chitaitai é de 200 crianças, mas o trabalho é feito atualmente, com apenas 180 aproximadamente. Ainda nos contaram que, no dialeto local, “Chitaitai” significa “pequenos vagalumes” e a missão é justamente para isso: para ser luz na vida desses pequenos.